961kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Aborto

Aborto

Paulo Raimundo, um futuro obstetra

Os médicos são tratados como gado, bens de utilização pública, sem direito a pensarem por si mesmos, a terem convicções. Talvez seja uma das razões porque é cada vez mais difícil manter médicos no SNS
Noticiário

22h. PCP critica hospitais que negam aborto

O líder do PCP diz que a lei está a evoluir e os hospitais não podem ser "objetores de consciência". Ainda, Marques Mendes, em entrevista na TVI/CNN, diz que votar em Gouveia e Melo é um "risco".
Hospitais

Raimundo considera intolerável recusa ao aborto

Paulo Raimundo criticou os "hospitais objetores de consciência" e acrescentou que o Estado não pode permitir que instituições públicas determinem se permitem ou não o acesso ao aborto.
Aborto

IVG: os números da nossa vergonha

Em 2023, mataram-se em Portugal 17.114 crianças por nascer … à conta de 6 casos de violação e de 4 situações de grave perigo para a saúde da mãe!
Aborto

Ausência de André Ventura no debate sobre o aborto

A omissão de Ventura não afectou a defesa dos valores da vida, da dignidade da pessoa humana, das mulheres e seus filhos, nascidos e por nascer, que nesse dia foi feita por outros, como Rita Matias.
Aborto

Igreja saúda chumbo das alterações à IVG

A Igreja Católica reafirmou a sua oposição ao aborto e recordou a recente mensagem do Papa Francisco, que apela ao "respeito pela dignidade da vida humana, desde a concepção até à morte natural".
Passos Perdidos

Aguiar Branco tenta evitar polémica com o tribunal

O presidente da AR já tinha dado instruções para mudar o nome da comissão de inquérito às gémeas. A nova designação passa a ter 24 palavras mas fica a faltar descobrir a abreviação. 
E o vencedor é...

"Almirante calado chega a Presidente"

Gouveia e Melo está a ganhar tempo e as sondagens dizem que Belém pode vir a ter morador fora "do baralho partidário". No Parlamento, discutiu-se a IVG, mas interesse em mudar lei não era tão grande.
Aborto

O grande drama dos ‘pequenos homicídios’

“Pelos bem pensantes poderá parecer exagerado e inoportuno – ou até mesmo fastidioso – (…) o problema do respeito pela vida acabada de conceber e ainda por nascer.”
Fora do Baralho

Aborto. Preço a pagar pelo cinismo do PS?

Oportunidade perdida só agora ou já no tempo da geringonça para mudar lei da IVG? Novo referendo? E ainda: ping-pong Centeno-Sarmento, o poder de Musk, o bullying diplomático de Trump e Charlie Hebdo
Tira-Teimas

IVG. "É um direito, mas há mulheres privadas"

João Almeida (CDS) considera que alargar prazo da IVG não faz sentido dado que em Portugal é feita, em média, até às 7 semanas. Marina Gonçalves (PS) diz que há partidos a querer retroceder direitos.
Noticiário

17h.Santana Lopes critica Sócrates e Passos Coelho

Santana Lopes diz que a Santa Casa da Misericórdia não era uma caixa de esmolas e sempre fez negócios com privados. Ainda, Gouveia e Melo volta a deixar em aberto uma candidatura à Presidência.
Aborto

IVG. Parlamento rejeita todas as mudanças 

Os deputados do PSD não furaram a indicação de voto e todas as propostas foram rejeitadas. O PS garantiu que "a filosofia da lei não era desvirtuada", mas o PSD mantém o referendo como bitola.
Noticiário

13h. IVG. Parlamento chumba propostas de alteração

O PSD votou contra todas as iniciativas, tal como tinha sido anunciado pelo líder parlamentar Hugo Soares. Ainda, Rússia acusa Ucrânia de ter realizado um ataque a um supermercado em Donetsk.
Noticiário

12h. Parlamento. Está a decorrer debate sobre IVG

É um último apelo do PS à bancada do PSD, que vai votar contra todas as propostas de alteração. Ainda, Pres. da Asso. de Direitos da Mulher na Gravidez e Parto deixa críticas ao CDS.
Aborto

Aborto. Parlamento debate alterações à lei

O PS defende que há "razões para haver alterações legislativas" já que "Portugal está num grupo muito pequeno em que as limitações à IVG são demasiado grandes".
Parlamento

Aborto. PS desafia PSD a demarcar-se do Chega

Deputada Isabel Moreira defende que alterações propostas pelo PS resultam "daquilo que foi a observação de entidades nacionais e internacionais".
Aborto

IVG. Bispos rejeitam alargamento do prazo

Conferência Episcopal Portuguesa diz que alargamento do prazo para IVG segue "via da liberalização do aborto, na qual o Estado se compromete a assegurar os meios para eliminar a vida humana nascente".
Assembleia Da República

AR: A leviandade dos agendamentos por arrastamento

Assistimos à eliminação de vários passos e fases fundamentais do processo legislativo, em manifesto prejuízo da qualidade da actividade parlamentar, da democracia representativa e do Estado de Direito
Assembleia Da República

CDS quer objetores de consciência nas consultas

Centristas defendem que restrição da participação de médicos objetores de consciência na primeira consulta antes do aborto "é suscetível de violar normas constitucionais sobre igualdade".
Parlamento

IVG. Voto contra do PSD é "consensual e unânime"

Hugo Soares refere que "a questão da IVG está estabilizada no ordenamento jurídico em Portugal". E assegura que voto contra propostas do CDS-PP não prejudica coligação com centristas.
Noticiário

16h. Propostas sobre o aborto devem chumbar

O parlamento vai discutir propostas sobre o aborto, no entanto devem todas chumbar, com o voto anunciado por alguns partidos. Ainda, Portugal supera em 5 milhões de euros a ajuda prevista à Ucrânia.
Noticiário

13h. Aborto. PSD vota contra todos os projetos

O líder parlamentar do PSD propôs que o partido vote contra todos os projetos relacionados com a IVG, que vão ser debatidos amanhã no Parlamento. Ainda, Papa Francisco critica situação em Gaza.
Parlamento

Aborto. PSD votará contra todos os projetos

Vários deputados do PSD defendem a rejeição dos projetos acerca da Interrupção Voluntária da Gravidez. O debate está agendado para sexta-feira com propostas de PS, PCP, BE, Livre, PAN, CDS e Chega.
País

Aborto. Carta aberta pede reforço do acesso

Os quase 200 subscritores da carta aberta afirmam que "durante demasiado tempo, os governos e o parlamento deixaram o direito à IVG esquecido, como se tudo estivesse feito".
Aborto

O aborto, outra vez

Esta ofensiva política, a pretexto do aborto (outra vez), é uma arremetida de fome pelo poder e um cortejo de desonestidade intelectual, de indecência de processos e de falta de respeito pelo Direito.
Aborto

A Luísa fez um aborto legal e morreu

A Luísa morreu. Mas a Lei e a prática do aborto continuam a ceifar vidas ignoradas. (Outras vítimas mortais têm ocorrido mas, deste caso médico tivemos conhecimento oficial).
Serviço Nacional de Saúde

ERS emitiu 78 instruções sobre acesso ao aborto

Sempre que existem objetores de consciência nas unidades de saúde no SNS, a ERS instruiu-as para a necessidade de assegurarem o encaminhamento das grávidas, assegurou ainda Pimenta Marinho.
Aborto

Carta aberta contra mudanças na IVG

Entre os signatários figuram nomes como Sousa Lara, José Ribeiro e Castro, Manuel Monteiro, António Bagão Félix, Isabel Galriça Neto ou José Ramos Pinheiro. Debate acontece daqui a dois dias.
Parlamento

Aborto. Juristas católicos contra alterações à lei

Juristas católicos defendem que alterações legislativas propostas, nomeadamente o alargamento do prazo em que pode ser interrompida a gravidez, desprotegem "uma vida já iniciada" e a própria mulher.
Aborto

IVG: com o PS é até ao infinito e mais além

Qual a razão para passar agora das 10 para as 12 semanas, ainda por cima num país em que, segundo dados da DGS, o tempo médio das interrupções voluntárias da gravidez ocorre às 7 semanas?
Aborto

PCP: quadro parlamentar é mais suscetível a recuos

Paulo Raimundo frisou que, tendo outros partidos apresentado propostas sobre a matéria, o PCP decidiu avançar com um projeto de lei, em que defende o alargamento do prazo de acesso ao aborto.
Aborto

PCP propõe alargar prazo do aborto para 12 semanas

PCP propôs o alargamento do prazo para abortos legais, defendendo 12 semanas em geral e 14 semanas em casos graves. A proposta pretende reforçar direitos das mulheres e maior acesso ao SNS.
Partido LIVRE

Aborto. Livre quer alargamento do prazo legal

Livre critica que o acesso à interrupção voluntária da gravidez "continua a ser um problema em Portugal" porque não é igualitário em todo o território e existem várias limitações.
Aborto

IVG. PAN quer reforçar apoio às mulheres

O PAN critica que a lei da IVG não está a ser cumprida e quer que se exclua do âmbito da objeção de consciência a assistência a mulheres antes ou depois de uma IVG.
Saúde

530 portuguesas abortaram em Espanha em 2023

Segundo Diana Pinto, as "dez semanas da lei portuguesa para recorrer à IVG são manifestamente insuficientes, frequentemente não cumpridas" e que quem pode pagar vai abortar a Espanha.
Noticiário

13h. 10 mortos em ataque em Nova Orleães

De acordo com o canal norte-americano CBS News, depois do atropelamento, o condutor abriu fogo sobre a multidão. E ainda, Papa Francisco renova o apelo à rejeição do aborto.
Igreja Católica

Papa Francisco renova apelo à rejeição do aborto

Papa alertou para a necessidade de proteger "a vida no ventre, a vida das crianças, a vida dos que sofrem, a vida dos pobres, a vida dos idosos, dos que estão sozinhos, dos moribundos".
Filosofia

Sair do armário pró-vida

Sempre que me pedem conselho sou pró-vida. Espero desafiar a leviandade com que aborto e eutanásia, e o valor individual de cada um, são tidos em conta e discutidos. Preocupa-me o caminho que seguimos
Aborto

IVG aumentam pelo segundo ano consecutivo

Em 2023, registaram-se 17.124 interrupções da gravidez, um aumento de 3% face a 2022. DGS diz que números dos últimos dois anos "alteraram a tendência decrescente" que se verificava desde 2011.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.